conheça os
DORTs

Distúrbios Osteomusculares
Relacionados ao Trabalho
clique aqui  
Informações Úteis
E-mail: saviowork@saviowork.com.br
PABX: (11) 3257-2532
End.: Av. Ipiranga, 337 - cjs. 31 e 32 - São Paulo - SP

CIPA
Comissão Interna
de Prevenção de Acidentes

A CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – deve ser composta de representantes do empregador e dos empregados e seu objetivo é prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de forma que torne compatível o exercício do trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Entre as diversas atribuições da CIPA dispostas na NR 5 (Norma Regulamentadora 5) estão:

-  Identificar os riscos do processo de trabalho;

-  Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho;

-  Realizar verificações nos ambientes e condições de trabalho visando à prevenção de riscos para os trabalhadores.